Formatos de ficheiros de imagem


Imagens bitmap:

São guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade. Courier, MS Sans Serif, Small e Symbol são as cinco fontes bitmapped.





Imagens Vetoriais:
São definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas.




Características dos formatos dos ficheiros do tipo bitmap


BMP ou BitMap:  Esse formato de imagem suporta indexação ou TrueColor, mas não é compactado. Esse formato não suporta canal alfa, nem transparência.

GIF ou Graphics Interchange Format: Suporta apenas imagens indexadas e transparência em lugar de canal alfa, ou seja, um pixel desta imagem pode ser ou totalmente opaco ou totalmente transparente. Esse formato possibilita pequenas animações de forma simples e leve, pois novas frames não precisam representar o que for idêntico à frame anterior e os momentos lentos ou estáticos não exigem novas frames porque cada frame especifica seu tempo de exposição.

JPG ou JPEG ou Joint Photographic Experts Group: o JPG popularizou-se tanto, pois o seu algorítimo de compactação gera imagens muitas e muitas vezes mais leves que sua original na maior parte dos casos. O seu ponto negativo é que esta compactação causa perda de informação e isso se representa em danos à imagem, o que torna inadequado o uso desse formato quando não se trata da publicação do produto final.


PDF ou Portable Document Format: largamente suportado que pode representar quase tudo o que é representável em outros formatos, por isso é um boa escolha no momento de enviar peças para gráficas. O risco em usar o PDF como formato intermediário se dá pela inexistência dos filtros previstos no formato SVG, como o de desfocagem e da grande variação de estágio de maturidade das aplicações que geram e lêem PDF, podendo levar a um resultado final diferente do esperado.

PNG ou Portable Network Graphics: Este formato livre foi criado com a intenção de substituir o formato GIF, que era patenteado. Esse formato suporta um grande número de informações, como canal alfa, correção de gama, verificação de integridade, suporte a imagens com paleta de cores ou truecolor, por fim, comprime com nível regulável e sem perdas.

TIFF ou Tagged Image File Format: bastante usado para guardar imagens sem perda ou para enviar trabalhos bitmap para impressão. Suporta canal alfa e tipos distintos de compactação. Algumas câmeras digitais geram arquivos nesse formato, especialmente câmeras semi-profissionais ou aquelas chamadas compactas de gama média.

 

Características dos formatos dos ficheiros do tipo vetorial

SVG ou Scalable Vector Graphics. Este formato suporta elementos primitivos como elipses e retângulos, caminhos (que criam elementos complexos), texto formatado, texto encaixado em caminhos ou moldes, canal alfa, degradês, recortes, máscaras, clonagem, filtros, inclusão de imagens bitmap e muito mais.O grande problema fica na escolha da aplicação para visualizar, manipular e imprimir o SVG, já que é um formato bastante recente e sua implementação ainda não está madura o suficiente na maioria das aplicações.

SXD -  permite simulações de 3D entre o desenho vetorial para viabilizar o foco da ferramenta que é parte de uma suíte de escritório. Pode-se desenvolver obras interessantes, mas o foco é facilitar a expressão gráfica de idéias para trabalhos de escritório.

 
PS ou PostScript: Este formato é largamente suportado e pode, inclusive, ser enviado diretamente para a maioria das impressoras recentes para aproveitamento máximo da sua qualidade de impressão. Porém é um formato simples que não suporta canal alfa nem filtros e por isso não pode ser usado sempre como formato intermediário para impressão.

EPS ou Encapsulated PostScript: É basicamente um PS com algumas restrições que ajudam na incorporação deste formato em outros arquivos PostScript.

CDR ou Arquivo Corel Draw: Um formato vetorial de propriedade da Corel Corporation. Formato "maduro", porem com o péssimo hábito de sofrer modificações com as novas versões aplicação mãe.

WMF ou Windows Meta file. Reconhecido pela maioria dos programas de edição (Texto ou Imagem) do MS Windows®, porem com sérias limitações para formação da imagem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário