Os computadores lidam com informação codificada sob a forma de uma sucessão de dígitos binários (bits) que assumem apenas um de dois valores – 0 ou 1. Assim, qualquer valor numérico, letra, carácter ou outro tipo de informação, pode ser codificado sob a forma de um conjunto de bits – informação digital.
Por exemplo, na passagem de binário para decimal, multiplica-se o símbolo binário (0 ou 1) pela base dois elevada à posição a que este corresponde, começando pela primeira posição – potência , e assim sucessivamente. A passagem de decimal para binário segue um processo de divisão pela base 2, sendo que o resto de cada divisão (um valor 0 ou 1) fornece o dígito binário. Para concluir esta conversão decimal – binário, o número binário obtém-se iniciando a leitura pelo resto da última divisão efectuada.
Tabela ASCII
ASCII é uma codificação de caracteres de oito bits baseada no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto.
A codificação define 128 caracteres, preenchendo completamente os sete bits disponíveis. Desses, 33 não são imprimíveis, como caracteres de controlo atualmente não utilizáveis para edição de texto porem amplamente utilizado em dispositivos de comunicação, que afetam o processamento do texto. Exceto pelo caractere de espaço, o restante é composto por caracteres imprimíveis.
0 comentários:
Enviar um comentário